domingo, 9 de março de 2008

Professores e sector privado

Muitas pessoas contrapôem às queixas dos professores que se os mesmos estivessem no sector privado, teriam de trabalhar muito mais horas e seriam avaliados. E que são pagos com os impostos de todos, que são uns malandros preguiçosos que não querem trabalhar.

Não aguento esse discurso. É invejoso e mesquinho. É umbiguista e ignorante. Aquilo que se espera dos professores é diferente do que se espera de pessoas que trabalhem no sector privado. Não se pode comparar o que não tem comparação.

Que o sistema de ensino está podre, há muito que já se sabe. Mas antes de se poder avaliar os professores (que é necessário), tem de se saber avaliar bem o próprio sistema. Que não será tanto melhor quantos menos alunos chumbarem, mas sim quanto mais os alunos conseguirem aprender.

3 comentários:

Mr Fights disse...

eu não sou radical mas advogo agora como sempre advoguei que todas as profissões devem ser avaliadas.

e quando digo todas incluo mesmo todas as que trabalhem por conta de outrem (os que trabalham por conta própria serão espontaneamente avaliados pelas pessoas ou organizações a quem prestam serviços).

Por isso Médicos, Professores, Pedreiros, Empregados de Balcão, Engenheiros, Empregados de Limpeza e todas as outras profissões devem ser avaliados com critérios adaptados as funções de cada um.

Ka disse...

"Que não será tanto melhor quantos menos alunos chumbarem, mas sim quanto mais os alunos conseguirem aprender."

É por isso que gosto de te ler :)

Beijinhos e boa semana

ps - Já em Portugal ou ainda não?

Joao disse...

O país inteiro precisa de avaliações sérias. Tentou começar-se com os professores, sem qualquer discussão sobre avaliação.