terça-feira, 22 de abril de 2008

Manuela Ferreira Leite

é candidata a líder do PSD. Há coisas que me agradam nela, muitas quando comparada com o líder agora demissionário. Não estou muito convencido de que seja competente, mas talvez seja defeito meu. Acho quase sempre os políticos superficiais, perseguindo os conceitos da moda sem nunca os aprofundar. Repetindo lugares comuns (competência, rigor, eficácia, mérito, avaliação, etc) que raramente se traduzem em mais que um disfarçar da realidade para a tornar estatisticamente aprazivel. Digo isto do Sócrates, do Cavaco, de todos os que por lá têm passado, alguns sem direito a menção. De qualquer modo, não conheço assim tão bem esta senhora. Ajudou a implementar exames no secundário sem cedências num contexto complicado, que é algo que admiro. Como ministra das Finanças, não sei avaliar.

Independentemente de tudo isto, é candidata a ser candidata a primeira ministra de Portugal. Seria a segunda mulher a chegar ao posto, depois de Maria de Lurdes Pintassilgo, que foi a primeira mulher a exercer tal cargo na Europa.

PS: E agora fiquei cheio de curiosidade sobre a Pintassilgo. Conheço muito pouco sobre ela.

2 comentários:

Anónimo disse...

andré,
Tem-se dito muita coisa a respeito da MFL. Dizem que foi uma má ministra das finanças (aumentou a carga fiscal e não conseguiu controlar o défice). Tudo isso é refutável, mas demora o seu tempo...
Gostava só de sublinhar que numa altura em que o rigor orçamental era sistematicamente desvalorizado (a tal obsessão pelo défice), a MFL foi a primeria a tentar mostrar ao país a sua real importância.
Na oposição o PS boicotou sistematicamente a acção da MFL e fez um discurso abjectamente populista. Hoje, no governo, fez do discurso da antiga ministra das finanças o seu discurso oficial. E o facto é que em termos absolutos, aumentou muito mais a carga fiscal do que a MFL.
Tem o meu voto.

/me disse...

Concordo que o que o PS disse então e o que faz agora são coisas completamente distintas. Enfim.

Mas olha, não me chamo André. :)