segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Lei do fumo

Confesso. Sou daqueles que ficam incomodados quando fumam ao pé de mim. Até quando fumam na rua à minha frente. Sustenho a respiração e acelero o passo para ultrapassar. Mas já quando me perguntam se me importo que fumem, respondo sempre que não. Não que me incomode menos, mas a consideração, esse cuidar de não incomodar, merece um retorno.

Adiante. Acho curioso o argumento de alguns que os fumos dos carros são tão ou mais perigosos que o fumo do tabaco, e portanto se se proíbe um deve-se proibir o outro. Acho a comparação despropositada. Antes de mais porque a nível económico não se pode pensar em proibir a circulação de automóveis. Mas há outras razões óbvias: o fumo do tabaco incomoda muito mais que o dos automóveis. Os fumadores estão a ser proibidos de fumar dentro de recintos fechados, não na rua. Os carros não podem ir para um restaurante ou uma discoteca...

Para além disso, tem-se tentado reduzir a poluição causada pelos carros. Investiga-se como produzir automóveis não poluentes. Restringe-se a entrada destes nalgumas cidades - por vezes até têm de pagar portagens para entrar. Com os carros, a ideia é aguentar a poluição enquanto não houver alternativas disponíveis para as massas. Mas a tendência é para diminuir as emissões de gases nocivos de cada veículo.

Fala-se em liberdade. Mas um fumador numa sala fechada incomoda todos os outros, priva-os da sua liberdade de respirar um ar limpo. Um não fumador não incomoda ninguém. Aliás, o fumador pode sempre ir à rua fumar - apenas um passeio chega para poder exercer a sua liberdade. O não fumador, para respirar ar limpo, tem simplesmente de não ir a um recinto onde fumem. Querem comparar?

1 comentário:

Mr Fights disse...

concordo plenamente... já me chega ter de atravessar a "cortina de fumo" da entrada o meu work...